domingo, 27 de abril de 2014

Atividades da turma Auxiliar de Biblioteca

Pessoal, acessem o blog http://bibliotecadoces.blogspot.com.br/ e vejam o andamento dos trabalhos externos.
Grato.

domingo, 20 de abril de 2014

Auxiliar de Biblioteca - trabalho em grupo

Pessoal, aqui um pequeno trabalho para realizarmos em grupo. Ao tempo que faremos esse trabalho, iremos realizar as primeiras visitas às bibliotecas de nossa cidade, ou de cidades vizinhas.


O que deve ser feito é o seguinte:



Um vídeo/apresentação mostrando a biblioteca visitada, ressaltando suas qualidades, seu acervo e estrutura física, assim como uma entrevista com o(a) responsável por ela.



O tempo do vídeo/apresentação será livre, apenas que o tempo mínimo deverá ser de  05  minutos. Certamente a parte histórica, curiosidades, entre outros aspectos devem ser mencionados. Pode ser gravado com câmeras não profissionais, mas se utilizar a profissional, haverá melhor qualidade no resultado.



A biblioteca não pode ser o seu local de trabalho e nem está na mesma empresa em que você trabalha. Ela pode está na cidade de Cuité como em qualquer outra cidade.



Os grupos deverão ter no máximo 10 pessoas, e no mínimo 04 pessoas. Sugiro a montagem dos grupos com o máximo de pessoas, tendo em vista a possível dificuldade em ter disponibilidade de algumas bibliotecas para o trabalho.



Sugestão de bibliotecas:



Biblioteca do CES;



Biblioteca pública municipal;



Bibliotecas escolares de escolas públicas da rede estadual ou municipal;



Bibliotecas escolares da rede de ensino privado (se tiver);



Câmara de vereadores, tem? Se sim, pode ser;



Biblioteca pública municipal de Picuí ou outra cidade.



Vale 10 (dez) ponto e será uma das notas para somar com a outra para fazermos nossa média na disciplina fundamentos teóricos da biblioteconomia.



O vídeo abaixo serve de modelo, pois, a montagem do vídeo/apresentação pode ser feita com fotografias, não necessariamente imagens em movimento, exceto a gravação da entrevista.



Prazos:

22/04/14 - repasse do trabalho para os discentes e divisão dos grupos e dos locais a serem visitados. Essa divisão será dada entre os discentes e respeitando o já mencionado acima. Os grupos devem ser repassados por escrito ao professor e seus respectivos locais (e-mail);

23/04/14 - os grupos devem fazer a primeira visita aos locais para pedir autorização e marcar a data de realização do trabalho. A data de realização do trabalho será entre os dias 24/04 (grupo 01 e 02) e e 28/04 (grupo 03 e 04). 
A aula do segundo horário será normal;

24/04/14 - acompanhamento do professor da realização do trabalho do grupo 01 e 02. Não haverá aula no CES, mas o LIAP ficará disponível para utilização de computadores e internet, mediante o horário de funcionamento do mesmo.

28/04/14 - acompanhamento do professor da realização do trabalho do grupo 03 e 04. Não haverá aula no CES, mas o LIAP ficará disponível para utilização de computadores e internet, mediante o horário de funcionamento do mesmo. 

29/04/14 - apresentação  dos vídeos/apresentação dos grupos 01 e 02. Obrigatoriedade de participação de todos os discentes, pois neste dia iremos assinar as frequências dos dias anteriores. Cada grupo tem 01h30min. para apresentar seu trabalho.

30/04/14 - apresentação  dos vídeos/apresentação dos grupos 03 e 04. Obrigatoriedade de participação de todos os discentes. Cada grupo tem 01h30min. para apresentar seu trabalho.


Dúvidas? Procurem-me.



Auxiliar administrativo

Oi pessoal, como combinado, abaixo mais uma atividade para vocês. E valendo mais um ponto para nossa nota final.

Este vídeo é a primeira parte da temática atendimento público fantástico. Se vocês quiserem, poderão assistir as demais partes no youtube.

Após assistir ao vídeo, vocês deverão escrever uma lauda com a narrativa de uma experiência de atendimento público que vocês tenham tido, recentemente ou há no máximo  trinta dias atrás. Essa experiência pode ser positiva, ou negativa. Se for positiva, aonde houve o acerto, se for negativa, o que deixou de ser feito para que o atendimento fosse positivo.

Vocês deverão entregar essa lauda até o dia 23/04/2014, no momento de nossa aula.
Deverá ser digitada e ter capa com a identificação de vocês.

Trabalho individual.

link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=6DP8a-MKFLo


Vídeo:


domingo, 13 de abril de 2014

Para alunos do curso de Auxiliar Administrativo - PRONATEC - CES - Cuité

Oi pessoal, como combinado, abaixo a atividade que vocês deverão fazer.

Assista ao vídeo abaixo, clicando no link, ou copiando o link e abrindo em nova janela. Após, escreve seu comentário sobre o seguinte: Qual a diferença entre um bom atendimento e um bom tratamento? Podemos ter os dois juntos?


http://www.youtube.com/watch?v=g-OTH2t0KVY


Aguardo os seus comentários, a atividade vale 1,0 (um) ponto e deve ser postada até o dia 16/04/2014, às 23h58min.

PS: qualquer semelhança com o atendimento em sua cidade é mera coincidência!



terça-feira, 8 de abril de 2014

Para que serve tanta informação?

Oi pessoal, vocês deverão ler o texto abaixo e assistir ao vídeo. 

Após, irão responder, no comentário, a questão: "para que serve tanta informação?". 

Lembrando sempre de colocar o nome completo e o curso, essa atividade vale mais um ponto. 


O prazo para envio do comentário é: 15/04/2014, até às 23h59min.


Para que serve tanta informação?

O que é informação? Por que ela ganhou tanta importância no mundo atual, a ponto de se dizer que vivermos na chamada “sociedade da informação”?

Educação
18/04/11 14:27 - Atualizado em 15/06/11 13:45


O que é informação? Por que ela ganhou tanta importância no mundo atual, a ponto de se dizer que vivermos na chamada “sociedade da informação”? É realmente importante para cada um de nós estar bem informado nos dias de hoje?
Desde a Antiguidade, as sociedades estão baseadas na informação: todas as nossas conquistas como seres humanos – as técnicas, a ciência, a educação, a cultura – têm o conhecimento como fundamento e sua transmissão possibilitou novos avanços. Hoje, a informação está em toda parte e favorece tanto a produção de conhecimentos novos quanto a circulação de informação e dos acontecimentos no mundo. São tantas informações que precisamos saber selecionar o que realmente nos interessa!
Quanto maior o nosso conhecimento, melhor uso fazemos das informações. Sempre que entramos em contato com uma nova informação, para interpretá-la buscamos mentalmente aquilo que podemos relacionar a respeito. Assim, construímos uma compreensão nova e mais profunda da informação recebida.
Para trabalhar, e enquanto trabalhamos, desenvolvemos mais capacidades de lidar com as informações, ampliamos nossos conhecimentos e, pouco a pouco, vamos ampliando nossos saberes, aprendendo um ofício e formas de realizá-lo cada vez melhor. Por isso, é importante sempre buscar novas informações para se manter atualizado.
Mas será que toda informação é importante? Não exatamente. Nem toda informação é necessária e contribui para ampliarmos nossos conhecimentos. A informação depende do uso que se faz dela, de como a pessoa a utiliza ou do momento em que a transmite ou a recebe.
Saiba a respeito da importância da leitura no vídeo Ler e conhecer.

SAIBA +

cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV CulturaUnivespTV,MultiCulturaTV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

domingo, 6 de abril de 2014

Vídeo - atividade

Assistam ao vídeo e façam seus comentários até o dia 09/04/2014.

Aqui demonstramos um dos traços importantes do trabalho bibliotecário que é o serviço de referência, dentre os trabalhos, um dos mais importantes.

Façam um comentário acerca de um dos aspectos deste trabalho que mais chamou sua atenção.

Para emitir seu comentário, clique em COMENTÁRIO, coloque sempre seu nome completo, nome do curso e a data em que está postando, ok?

Aguardo ansioso os comentários.

Vale 1,0 ponto.


https://www.youtube.com/watch?v=nrehLC9ZCGA


ou pode assistir aqui mesmo:



Turma auxiliar de biblioteca - PRONATEC - CUITÉ - CES

Pessoal, abaixo o link do texto que vcs deverão baixar para ler e servir de subsídio para nossas discussões na quinta (10/04/14).
Deve ser baixado, ok?

http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000007575&dd1=4d594

Boa leitura!