domingo, 23 de agosto de 2009

Aristóteles

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

ALUNO 1: GERIVALDO BEZERRA MAT.: 80911041
ALUNO 2: MAYANE FARIAS MAT.: 80911047


Aristóteles
Nasceu em Estagira, na península macedônica da Calcídica. Era filho de Nicômano, amigo e médico pessoal do rei Amintas 2o, pai de Filipe e avô de Alexandre, o Grande. Estudou na Academia de Platão até a morte do mestre, no ano 347 a.C.. Durante três anos, exerceu o cargo de tutor de Alexandre, mais tarde "o Grande".
Após a morte de Alexandre, em 323 a.C., eclodiu em Atenas um movimento que visava a restaurar a independência da cidade-estado, mau visto pela sociedade por sua origem macedônica, Aristóteles foi acusado de "impiedade". Para não ter o mesmo fim de
Sócrates, condenado ao suicídio, exilou-se voluntariamente em Cálcida, na ilha da Eubéia, onde morreu um ano depois.
Aristóteles é considerado um dos mais importantes pensadores de todos os tempos. Suas investigações filosóficas deram origem a diversas áreas do conhecimento. Entre outras, podem-se citar a biologia, a zoologia, a física, a história natural, a poética, a psicologia, sem falar em disciplinas propriamente filosóficas como a ética, a teoria política, a estética e a metafísica. Suas obras que sobreviveram ao tempo foram obtidas a partir de anotações do próprio autor para suas aulas, de textos didáticos, de anotações dos discípulos, ou ainda de uma mistura de várias fontes. De suas obras destacam-se "Organon", dedicada à lógica formal; "Ética a Nicômano" (cujo título indica o tema; Nicômano era também o nome de seu filho); "Poética" e "Política".


Referências:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u190.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário