quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Exercício de pesquisa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ESTÁGIO DOCÊNCIA
Prof. Jesiel Fereira Gomes


Aluno: Flávio José Santos de Souza Mat.: 80921021 Curso: Matemática


REPÚBLICA DA ÍNDIA


Dimensões Geográficas
Sua costa litorânea ocupa 7.517 Km. Possui uma áera de 3.387.782 quilômetros quadrados.

Quantitativo demográfico
A população da Índia já ultrapassa a casa de 1,2 bilhões de habitantes.

Economia: agricultura e indústria
Segundo o Banco Mundial a Índia é a 10ª economia mundial. A economia da Índia reflete uma atividade industrial expressiva. Os principais produtos cultivados são: chá, algodão, trigo, juta, arroz, tabaco, milho e cana-de-açúcar. Existem grandes áreas com monoculturas voltadas para a exportação. São as plantations, cultivadas desde a época em que os ingleses colonizaram essa região. Chá, tabaco e algodão, são os produtos típicos para o mercado externo. Tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, perdendo apenas para o Brasil. Em relação a parcerias Índia, Brasil, China e Coréia do Sul lideram o G-21 (grupo dos 21 países do mundo em desenvolvimento).
Religião

As religiões da Índia, também chamadas de religiões dármicas, são as tradições religiosas relacionadas que se originaram no subcontinente indiano, nomeadamente hinduísmo, jainismo, Budismo e Sikhismo, inclusive de seus derivados e várias outras tradições relacionadas. Eles formam o subgrupo da classe maior das "filosofias orientais". Religiões indianas tem similaridades em credos, modos de adoração, e práticas associadas, principalmente devido à sua história comum de origem e influência mútua.
hinduísmo 80,3%, islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%), cristianismo 3,8% (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%), sikhismo 2%, Budismo 7%, jainismo 0,5%, outras 1,7% (em 1991).
Idioma
A Constituição estipula o híndi como língua oficial, mas outorga esta condição a outros 15 idiomas usados em muitos estados: assamês, bengali, guzarate (ou gujerati), kashmir, marata (ou maráti), oriia, penjabi, sindi, híndi, urdu, sânscrito, tamil, télugo, canará e malaio. A língua oficial do Paquistão é a urdu e a de Bangladesh é a bengali.
Divisão Social
A Índia, que tem a segunda maior população mundial, com 1,2 bilhão de habitantes, é um dos focos da Campanha de Missões Mundiais 2009. Os cristãos lutam contra a idolatria e as divisões sociais que têm dominado esse país asiático. Os povos dessa nação são extremamente religiosos, seguidores de credos milenares e são fiéis em cumprir rituais.

Berço de grandes religiões como o hinduísmo e o budismo, a Índia mantém mais de 90% de sua população presa a algum tipo de idolatria ou misticismo. O maior grupo religioso, os hindus (880 milhões), tem 33 milhões de deuses e crê que todo ser vivo, humano ou animal, tem uma alma valiosa. Dessa forma, a vaca, o rato e o macaco tornaram-se animais sagrados.

O segundo maior grupo religioso, os muçulmanos (166 milhões) pratica o islamismo sufi que mantém um mediador enterrado na mesquita para interceder junto a Deus pelo povo. Eles fazem orações cinco vezes ao dia, jejuam e dão esmolas aos pobres como meios de alcançar o paraíso.

Budistas, sicks, jainistas, entre outros grupos, compõem o quadro religioso indiano.

A região norte, onde se realiza o trabalho missionário dos batistas brasileiros, é a área do país mais populosa e carente do evangelho. Muitas vilas não possuem energia elétrica, água encanada, hospital, médico e escola. A falta de infraestrutura exige que os obreiros da terra façam trajetos de bicicleta num calor de 45 graus.

O sistema de castas, que divide a população em classes sociais há mais de três mil anos, mantém o povo preso a um destino de pobreza e doenças, e tem sido uma das barreiras ao avanço missionário.

Os obreiros moram em casas alugadas e os senhorios dizem que eles não podem receber pessoas de castas mais baixas. Assim, fica difícil acomodar pessoas de castas diferentes num mesmo cômodo.

Marcas de sangue
A Índia, que segundo a tradição, foi evangelizada pelo apóstolo Tomé no ano 52 d.C., hoje é um dos campos missionários mais desafiantes. Cerca de 94% da população ainda não conhecem Jesus, e das 80.000 pessoas que
morrem todos os dias, cerca de 75 mil partem sem conhecer a salvação.

A Igreja indiana tem sido marcada pelo derramamento de sangue. Templos têm sido destruídos, cristãos ameaçados, sequestrados, surrados e até mortos pelos fundamentalistas religiosos. O martírio dos crentes, no entanto, têm levado muitos à fé em Jesus. E os resultados do ministério comprovam que a Índia está sedenta de Deus.

São 34 comunidades estabelecidas como igrejas que se reúnem nos lares hindus e muçulmanos, e 25 novas frentes de trabalho em plantação (pela JMM).

Transportes
A maior parte do país é interligada por transporte aéreo, ferroviário e rodoviário. A Índia possui um amplo sistema de transporte, e várias operadoras privadas administram vôos programados para vários destinos. Existem também sistemas de vôos fretados, oferecidos por algumas empresas privadas.
Escalas aéreas internacionais também são feitas a partir dos aeroportos de Nova Deli, Mumbai, Chennai, Thiruvananthapuram, Bangalore e Calcutta. Além disso, vários vôos fretados internacionais partem de Goa. A maior parte das companhias aéreas internacionais tem vôos para o país, e a Air India oferece conexões para vários destinos internacionais.
Moeda
A Rupia é a moeda corrente oficial da Índia. Rupia Indiana - Paisa.
A palavra "Rupiah" deriva do inglês "Rupee" ou do sânscrito "Rupya" que significa prata. "Rupee" foi o sistema monetário utilizado nas ex-colônias alemãs. "Paisa" (para moedas) deriva da palavra em sânscrito "Padamsah" que significa "um quarto" ou "quarta parte". Uma rupia indiana equivale a 0,0212 dólar americano.
Aspectos culturais:
Culinária
A culinária indiana é caracterizada pelo seu uso sofisticado e sutil de muitas ervas e especiarias. Considerada por alguns como a culinária mais diversificada do mundo, cada ramo da cozinha indiana é caracterizada pelo uma ampla gama de pratos e técnicas culinárias. Embora uma significativa porção da comida indiana seja vegetariana, muito pratos indianos tradicionais incluem frango, peixe, bode, cordeiro e outras carnes. Bife não é comido pela maioria dos hindus.
Dança
A arte indiana em geral e a dança em particular é de difícil entendimento para os ocidentais uma vez que possui um ritmo interno de vida bem diferente, bem como uma concepção da arte frequentemente mais livre e mais pessoal.
A dança na Índia é um sistema integrado de educação para o corpo, mente e espírito. Foi aperfeiçoada e praticada por mais de dois mil anos, mas desde que esta arte seja experimentada com os mesmos ideais baseados na verdade universal, sua prática e ensinamentos são tão válidos quanto há tempos atrás.
Vestimentas


A roupa mais tradicional da cultura indiana é o sari.
A palavra sari vem do sanskrito e significa roupa. O sari é um tecido de 6 metros que é enrolado no corpo de diversas formas resultando em um vestido.
Entre as demais roupas femininas encontramos também o Salwar Kameez e a Lehenga.
No dia a dia as mulheres usam sari ou salwar kameez. A lehenga é mais utilizada em festas como casamentos.
Hoje em dia é fácil encontrar mulheres de jeans e camiseta, roupas ocidentais mas as mais tradicionais e principalmente as casadas preferem usar as roupas tradicionais indianas.
O homem também possui roupas tradicionais. Apesar de não usar tanto quanto as mulheres é possível encontrar pelas ruas homens vestindo dhoti que é uma espécie de "sari" masculino, um pano enrolado no corpo como se fosse saia.
A roupa tradicional mais comum entre homens é o salwar kameez masculino ou melhor o Kurta Pajama. Encontra-se desde os mais simples de algodão, ou até mesmo pra dormir desde luxuosos de seda utilizados em casamentos.
Referências: http://www.suapesquisa.com/paises/india
http://wikipedia.org/wiki/economia_da_india

http://arildoiap.blogspot.com/2009/05/india-divisao-social-e-idolatria.html

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