sábado, 10 de outubro de 2009

Fichamento - Características da pesquisa

Fichamento do texto Características da pesquisa.
Flávio José
Josenildo Ferreira Gomes

CARACTERÍSTICAS da pesquisa. Disponível em: http://pesquisabibliografica.helenfernanda.com/2007/05/caractersticas-da-pesquisa.html. Acessado em 30/09/2009.

1.Levantamento bibliográfico
Fontes primárias mais utilizadas:

Documento ou documentação é toda base de conhecimento fixada materialmente e suscetível de ser utilizado para consulta, estudo ou prova.

Bibliografia é a relação de documentos.

Apontamento é qualquer anotação colhida em documentos. Ex.: citações, resumos, esboços, sinopses.

Referência bibliográfica, stricto sensu, é o conjunto de indicações precisas e minuciosas que permitem a identificação de publicações, no todo ou em partes.

Quanto ao estilo, a redação dos documentos pode ser literária ou científica.

Quanto à sua natureza, os documentos podem ser primários ou de primeira mão e secundários ou de segunda mão. Em se tratando de pesquisa bibliográfica, entende-se por documento primário a própria fonte original. Chama-se simplesmente fonte, isto é, todo e qualquer documento ligado diretamente ao objeto estudado. Os documentos secundários são os que trazem informações que eles mesmos colheram em fontes. Chamam-se trabalhos, ou seja, todo e qualquer estudo científico elaborado a partir das fontes.

Livros

Há livros da mais variadas categorias. Tendo em vista o modo de usar, dividem-se em livros de leitura corrente e livros de consulta, ou de referência.

A.Livros de leitura corrente
Os livros de leitura corrente compreendem, além das obras literárias, designadas pelos seus gêneros (romance, poesia, teatro, etc.), as obras de divulgação, isto é, as que objetivam fazer chegar ao conhecimento do público informações científicas e técnicas.

B.Livros de referência
Os livros de referência ou de consulta são os livros que nos mantém atualizados sobre as obras que se escrevem e se publicam. Os livros de consulta podem ser classificados em dois tipos principais: os de referência informativa, que contêm a informação que se busca, e os de referência remissiva, que remetem a outras fontes. Os principais livros de referência informativa são dicionários, enciclopédias, anuários e almanaques.

Periódicos
Publicações periódicas que são editadas em fascículos, a intervalos regulares ou irregulares, por tempo ilimitado que tratam de assuntos diversos, mas dentro dos limites de um programa definido.

A.Jornal
Publicação periódica destinada às notícias de interesse público.

B.Revistas
As revistas constituem um meio de informação constante e regular para tudo o que se relaciona com o campo científico.
Nas revistas predominam os artigos, mas também são incluídos estudos críticos, recensões, boletins, crônicas, reportagens, e às vezes, uma relação de bibliografia corrente.

O artigo é estudo menos extenso que um livro, é o meio mais indicado na descrição de investigações em curso e apresentação de seus resultados, para propor uma teoria, provocar uma troca de impressões, etc.

II. Organização das bibliotecas
Ao entrar numa biblioteca o livro é tombado, ou seja, são registradas todas as informações a ele referentes. O livro recebe o número de tombo, que corresponde ao número de ordem de chegada, e o número de chamada, conjunto constituído do número de classificação e da identificação. Em seguida o livro é classificado, individualizado e catalogado.

III. Elaboração de uma bibliografia
A bibliografia pode ser distinguida em dois tipos: seletiva e exaustiva.
2.Levantamento das soluções
O estudo da documentação selecionada é feito através da leitura dos impressos bibliográficos e da tomada de apontamentos.

3.Técnica de confecção de fichas
Distingui-se dois tipos de fichas: a ficha bibliográfica ou recensão, para anotar as referências bibliográficas, e ficha de documentação ou de apontamentos, para recolher a exposição de idéias, hipóteses, doutrinas, cópias de textos, etc.

1.A citação formal é uma transcrição do pensamento do autor com todas as palavras e erros gramaticais, se houver, e deve vir sempre entre aspas.
2.O resumo é uma expressão abreviada do pensamento do autor e pode assumir a forma de esboço (esquema) e de sumário (sinopse). Um esboço é um resumo que acompanha a mesma estrutura de exposição seguida pelo autor. Um sumário é um resumo de um texto sem obedecer à sua estrutura original, é a ordenação sucinta das idéias principais esparsas pelo texto.
3.Anotações pessoais são idéias e comentários próprios sugeridos por uma leitura ou resultados de uma reflexão pessoal. Essas anotações aparecem sempre entre parênteses.

Classificar fichas consiste em colocá-las umas após outras, constituindo grupos naturais onde às questões semelhantes estejam próximas quanto possível.

Sistemas de classificação

1. Sistema alfabético puro
Em cada ficha destaca-se a palavra principal que determina a natureza da matéria e de acordo com a palavra coloca-se a ficha na letra correspondente do alfabeto.

2.Sistema alfabético reduzido
Limita-se o número de seções básicas e as distribui em subsecções subordinadas. Assim seriam selecionados palavras-chaves ou cabeçalhos da especialidade ou do trabalho sob as quais seriam colocados todos os assuntos direta ou indiretamente a elas relacionados.

3.Sistema decimal universal
Utiliza-se o sistema decimal universal empregado nas bibliotecas para a classificação de impressos bibliográficos.

4.Sistema decimal reduzido
Distribuem-se os capítulos em número de 10, correspondendo o primeiro a todas as generalidades sob o algarismo 0. Em seguida os capítulos fundamentais são subdivididos em número de nove mais as generalidades, formando as dezenas e, depois, as centenas, e assim sucessivamente. Inicialmente são suficientes duas ou três seções decimais. As especificações iniciam-se quando se procede a estudos específicos de cada uma das partes do trabalho ou da especialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário