sábado, 10 de outubro de 2009

Fichamento - Características da pesquisa

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Centro de Educação e Saúde – CES
Campus de Cuité

Nome: Gerivaldo Bezerra da Silva Matricula: 80911041
Curso: Lic. Em Matemática Período: 2009.2 (2º Período)
Disciplina: Metodologia Cientifica Professor: Jesiel Ferreira


Fichamento do Conteúdo: Técnicas de Pesquisa

Para a realização de uma boa pesquisa é necessário aprendermos certas técnicas que facilitam a busca do material necessário. Para isto, é preciso aprendermos a realizar três importantes passos: conhecimento do acervo; levantamento da soluções; e técnica de confecções de fixas.

1 – Levantamento Bibliográfico
Realizar um levantamento bibliográfico significa buscar as fontes de pesquisa que precisamos por abordarem o conteúdo a ser pesquisado. Tais informações são encontradas em documentos, bibliografias, apontamentos.
1.1 – Conhecimento do Acervo Bibliográfico:
Para a realização do levantamento bibliográfico devemos antes, conhecermos o acervo bibliográfico, cujo é composto por livros e Periódicos. Os documentos – todos os escritos – são quanto ao estilo: literários e científicos; e quanto à natureza: primários (que apresentam um conteúdo novo descoberto) e secundários (que abordam conteúdos de outros). Neste caso os documentos de informação secundaria não servem de avanço para a ciência, pois é apenas uma repetição.
1.1.1 – Livros:
O livro é uma publicação independente. Eles caracterizam-se por sua extensão que permite abordarem um tema até esgotar o conteúdo. E também por apresentar assuntos que são correlacionados. Eles são de duas formas quanto ao conteúdo:
• Livros de Leitura Corrente: que são os livros de literatura e os livros de divulgação. Os de divulgação são os que visam chegar ao público informações cientificas e técnicas e são de dois tipos:
o Obra Propriamente Cientifica ou Técnica – passa ao leitor informações por meio de uma metodologia adequada para a matéria repassada. Sendo uma publicação sistemática e metódica de leis e princípios.
o Obra de Vulgarização – Passam as informações de uma forma mais inadequada quanto é exigida pela ciência. Estas dividem-se ainda em obras didáticas (voltadas para o publico escolar) e obra popular (voltada para o publico geral).
• Livros de Referencia: são os livros que têm a finalidade de criticar e informarmos os livros de leitura corrente publicados atualmente.

1.1.2 – Periódicos:
São publicações periódicas regular ou não, por tempo indeterminado. Este tipo de texto traz grandes informações de atualidade para o leitor. Abaixo os tipos de periódicos:
• Jornal – os jornais são publicações diárias que abordam noticias e fatos acontecidos na sociedade, mas não aborda muito conteúdo sobre um determinado tema, devido ser escrito num tempo muito curto.
• Revistas – as revistas são publicações mais bem elaboradas que os jornais, já que tem período semanal ou mensal. Abordam conteúdos dos mais diversos tipos. Apresentam crônicas, artigos, recensões.
• Recensão – tipo um resumo de uma obra lançada recentemente; apontando conteúdo, autor, critica e mais.
• Alem da crônica e do artigo
1.2 – Organização das Bibliotecas:
Assim quando os livros chegam a biblioteca eles são tombados, catalogados e registrados. Onde posteriormente a biblioteca organiza-os de forma ordinal com base numa categoria, cabe ao pesquisador conhecer a seqüência ordinal e a categoria, como por exemplo de seqüência é o tema do livro.
1.3 – Elaboração de Uma Bibliografia:
A bibliografia pode ser escrita de forma seletiva (forma básica tradicional) ou de forma exaustiva onde se escreve também os nomes de outros livros que abordam mesmo conteúdo.
2 – Levantamento das Soluções:
O estudo da documentação selecionada é feito através da leitura dos impressos bibliográficos e da tomada de apontamentos.
2.1 – Processo de Leitura de Impressos Bibliográficos:
A leitura dos impressos é dividida em varias etapas para que possa conhecer e interpretar o conteúdo na íntegra. A leitura deve se basear em descobrir ou solucionar algo. Sendo que está tem o objetivo de “relacionar essas informações com os problemas para os quais se procura solução”. Alem disso a leitura deve seguir em etapas:
2.1.1 – Leitura de Reconhecimento: visa a certificar-se da existência ou não das informações de que se está à procura.
2.1.2 – Leitura Exploratória: serve para que, depois da certificação da existência das informações procuradas, saiba-se onde elas estão e se correspondem ao que prometem.
2.1.3 – Leitura Seletiva: A leitura seletiva é feita para que, dentre o material coletado, seja escolhido o melhor.
2.1.4 – Leitura Reflexiva: Consiste em fazer uma crítica ao assunto (síntese).
2.1.5 – Leitura Interpretativa: Deve ser feita visando os fins do pesquisador.
2.2 – Tomada de Apontamentos:
A tomada de apontamentos refere-se as anotações sobre o assunto. E deve ser feita só após a leitura crítica do assunto, pois deve ser escrito de forma pessoal. Para fazer um bom apontamento o pesquisador deve: saber seguir o mesmo esquema de desenvolvimento das idéias da fonte; não deixar duvidas de significados.
3 – Técnica de Confecções de Fichas:
Há dois tipos de fichas: as bibliográficas e as fichas para apontamentos. Cabeçalho ou titulação. Compreende o título genérico próximo, o título específico e o número de classificação da ficha. Estes elementos são escritos na parte superior da ficha em três quadros: no quadro à esquerda coloca-se o título genérico; no quadro do centro, o título específico; e no da direita, o número de classificação. Nas fichas bibliográficas o texto é constituído pelos comentários; nas fichas de apontamento o corpo é constituído pelas citações, resumos e observações pessoais. Os comentários das fichas podem serem sobre o próprio texto-assunto ou sobre o tema trabalhado. Quando escrever citações em fichas, deve-se ser escrito entre aspas e com o autor da citação.



REFERENCIA: http://doidopormetodologia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário