sábado, 12 de setembro de 2009

Método científico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROF.: JESIEL FERREIRA GOMES
ALUNO 1: 80911043 - Josenildo Ferreira Gomes – Matemática
ALUNO 2: 80921021 – Flávio José Santos de Souza – Matemática

O QUE É MÉTODO CIENTÍFICO?

A palavra método vem do grego méthodos, (caminho para chegar a um fim). O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências observáveis, empíricas (ou seja, baseadas apenas na experiência) e mensuráveis e as analisar com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.

Metodologia literalmente refere-se ao estudo dos métodos e, especialmente, do método da ciência, que se supõe universal. Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra (as disciplinas científicas), diferenciadas por seus distintos objetos de estudo, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos (filosófico, algoritmo – matemático, etc.).

De acordo com a concepção atual do método, existem os seguintes tipos de investigação científica: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo e método dialético. E ainda há alguns métodos específicos das ciências sociais

Referências:

Marconi, Marina de Andrade.
Metodologia cientifica. / Marina de Andrade Marconi; Eva Maria Lakatos. - 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2007.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Método_científico, acessado em 12/09/2009.

Um comentário: