sábado, 12 de setembro de 2009

Sócrates

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
UFCG CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE - CES
CAMPUS CUITÉ
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSOR: JESIEL FERREIRA GOMES E JUSTINO FILHO

Geralda Maria de Lima - 80921022
Genilson Amorim Oliveira - 80911040


Sócrates



Sócrates nasceu no ano de 470 a.C. Tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Ele fundou a filosofia Ocidental. Foi influenciado pelo filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a natureza da alma humana.
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Ele demonstra uma necessidade de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Ele tinha o diálogo como método de transmitir os conhecimentos e a sabedoria. Sócrates não deixou por
escrito seus pensamentos e idéias, mas, ambos ficaram conhecidos através de obras de dois de seus discípulos: Platão e Xerofontes. Sócrates não foi muito bem aceito pela aristocracia grega. Pois ele defendia algumas idéias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Sócrates reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes centrada no estudo da natureza, passasse a ocupar-se do homem e das suas ações.
Algumas das frases e pensamentos atribuídos ao filósofo:
A vida que não passamos em revista não vale a pena viver;
A palavra é o fio de ouro do pensamento;
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo de Deus.
Bibliografia: HTTP:/.suapequisa.com/Sócrates/
Acessado em 21 de Agosto de 2009.

Um comentário: