terça-feira, 8 de abril de 2014

Para que serve tanta informação?

Oi pessoal, vocês deverão ler o texto abaixo e assistir ao vídeo. 

Após, irão responder, no comentário, a questão: "para que serve tanta informação?". 

Lembrando sempre de colocar o nome completo e o curso, essa atividade vale mais um ponto. 


O prazo para envio do comentário é: 15/04/2014, até às 23h59min.


Para que serve tanta informação?

O que é informação? Por que ela ganhou tanta importância no mundo atual, a ponto de se dizer que vivermos na chamada “sociedade da informação”?

Educação
18/04/11 14:27 - Atualizado em 15/06/11 13:45


O que é informação? Por que ela ganhou tanta importância no mundo atual, a ponto de se dizer que vivermos na chamada “sociedade da informação”? É realmente importante para cada um de nós estar bem informado nos dias de hoje?
Desde a Antiguidade, as sociedades estão baseadas na informação: todas as nossas conquistas como seres humanos – as técnicas, a ciência, a educação, a cultura – têm o conhecimento como fundamento e sua transmissão possibilitou novos avanços. Hoje, a informação está em toda parte e favorece tanto a produção de conhecimentos novos quanto a circulação de informação e dos acontecimentos no mundo. São tantas informações que precisamos saber selecionar o que realmente nos interessa!
Quanto maior o nosso conhecimento, melhor uso fazemos das informações. Sempre que entramos em contato com uma nova informação, para interpretá-la buscamos mentalmente aquilo que podemos relacionar a respeito. Assim, construímos uma compreensão nova e mais profunda da informação recebida.
Para trabalhar, e enquanto trabalhamos, desenvolvemos mais capacidades de lidar com as informações, ampliamos nossos conhecimentos e, pouco a pouco, vamos ampliando nossos saberes, aprendendo um ofício e formas de realizá-lo cada vez melhor. Por isso, é importante sempre buscar novas informações para se manter atualizado.
Mas será que toda informação é importante? Não exatamente. Nem toda informação é necessária e contribui para ampliarmos nossos conhecimentos. A informação depende do uso que se faz dela, de como a pessoa a utiliza ou do momento em que a transmite ou a recebe.
Saiba a respeito da importância da leitura no vídeo Ler e conhecer.

SAIBA +

cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV CulturaUnivespTV,MultiCulturaTV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

31 comentários:

  1. Hoje em dia a informação assume uma grande importância, tornando-se fundamental para grandes descobertas, explorando atividades cada vez mais inovada. Podemos também dizer que Informação é um processo que visa o conhecimento e torna-se cada vez mais uma necessidade humana, onde quanto mais conhecimento através de busca por informação mais chance terá o individuo de uma organização cognitiva. No mundo turbulento em que vivemos a atualização de informação é de suma importância, pois precisamos está cada vez mais atualizados e bem informados.

    Gilbanete Ferreira da silva - Auxiliar de biblioteca (Pronatec, 2014).

    ResponderExcluir
  2. A informação tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui. A informação contém valor, pois está integrada com os processos, pessoas e tecnologias.Ana Maria Silva - Auxiliar de biblioteca (Pronatec, 2014)

    ResponderExcluir
  3. Professor, não sei o que aconteceu que não vi sua resposta no meu comentário na outra atividade, mas consigo visualizar o meu comentário sem resposta e o comentário de muitos com respostas, por gentileza se você não viu o meu comentário deve ter sido um erro de conexão do meu sistema. Este foi o meu comentário:

    Gilbanete Ferreira da Silva
    curso de auxiliar de biblioteca
    dia 06-04-2014

    O vídeo muito bom, o que mais me chamou atenção foi a curiosidade do garoto quando achou a pedra, pois ele poderia ter jogado fora, mas resolveu seguir os passos do descobrimento. Foi de suma importância a visita dele a biblioteca onde seguindo todos os passos corretos fez descobertas extraordinárias, isso nos faz entender o quanto é importante a existência de uma biblioteca e a forma como todos atendem lá, assim alcançando uma pesquisa satisfatória.

    ResponderExcluir
  4. A informação assume, hoje em dia, uma importância crescente em nossas vidas, ela é a chave do conhecimento e imprescindível nos dias atuais. Com isso todas as profissões precisam ser abastecidas com novas informações no seu cotidiano, para que possam sempre estar atualizado.
    Portanto, quanto maior o nosso conhecimento melhor uso fazemos das informações no nosso ambiente de trabalho e na nossa vida social.


    Maria José Ferreira de Sousa
    Curso de Auxiliar de Biblioteca - Pronatec
    11-04-2014

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia quanto maior for nosso conhecimento, melhor uso fazemos das informações, pois é através da informação que nos tornamos pessoas sábias, e preparadas para o mercado de trabalho e para a vida.

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao vídeo, mostra a importância de gostar de ler e estudar, pois a pessoa que tem o hábito pela leitura, mais estará qualificada e terá mais chances de ingressar no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  7. A informação e fundamental no mundo atual,cada vez mais é acelerado o processo de inovação e por isso é importante ter visão futurista e estar atento ás mudanças para poder compreender,e adquirir cada vez mais novos conhecimentos.
    Quanto maior for nosso conhecimento melhor uso fazemos da informação. O Vídeo mostra a importância da leitura na nossa vida.

    Ednaelma Rodrigues Santos
    Auxiliar de Biblioteca 13/04/2014

    ResponderExcluir
  8. kaline souza silva
    curso: Auxiliar de Biblioteca
    13/04/2014
    A informação é vista como um tipo de estímulo a um organismo no caso a informação pode ser inscrita ou gravada nela comporta um elemento de sentido falado ou ouvido. Nos dias atuais é muito bom ter informações isso nos torna pessoas mais informada e tanbém saberemos passar para outras pessoas as informações corretas. Axo bem interessante buscar novas informações para ampliar nossos conhecimentos seja ela em livros jornais revistas internet entre outros.

    ResponderExcluir
  9. A informação é um processo que visa o conhecimento e quanto mais você a utiliza, mais ela cresce. Quando recebemos uma informação correta, em tempo hábil, estamos aumentando nossa capacidade de conhecimento. Hoje o mundo em que vivemos e rodado de informações, por isso devemos absorver apenas as que nos interessa. Devemos esta bem informados independente de onde você busque esta informação seja em livros, jornais, na internet , na televisão e etc. E estando bem informado e mais fácil ingressarmos no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  10. A informação serve para aprender um ofício e descobrir formas de realiza-lo cada vez melhor. Amplia o conhecimento e te deixa mais atualizado,pois foi através de uma informação de um jornal que o personagem adquiriu tudo isso,porém nem toda informação é necessária ou contribui para ampliar nossos conhecimentos. Para isso temos que usar adequadamente a informação pois ela pode ser verídica ou não. Entretanto como futuros auxiliares de biblioteca temos que ter o cuidado de averiguar as informações que cheguem até nós seja por meio da internet, televisão, rádio, jornal e entre outros.
    Eudocia Jaqueline da Silva
    curso de auxiliar de biblioteca
    data : 13-04-2014

    ResponderExcluir
  11. Maria do Socorro Moura
    Curso: Auxiliar de Biblioteca

    Informação é conhecimento, comunicação, estímulo mental e na dosagem certa é essencial para o nosso dia a dia e para o nosso futuro.
    É necessário carregarmos uma boa bagagem de informações, mas também de sabermos diferenciar informações construtivas que possa nos enriquecer em conhecimentos diversos, daquelas informações vazias que não nos acrescenta em nada. Devemos ter conhecimentos de qualidade, para poder poder passar informações de qualidade.

    ResponderExcluir
  12. Desde a Antiguidade, as sociedades estão baseadas na informação: todas as nossas conquistas como seres humanos – as técnicas, a ciência, a educação, a cultura – têm o conhecimento como fundamento e sua transmissão possibilitou novos avanços. Hoje, a informação está em toda parte e favorece tanto a produção de conhecimentos novos quanto a circulação de informação e dos acontecimentos no mundo. São tantas informações que precisamos saber selecionar o que realmente nos interessa!

    Karyna Carla de Araujo Mendes - Auxiliar de biblioteca (Pronatec 2014).

    ResponderExcluir
  13. Aluno: Higor Simões
    Curso: Auxiliar Administrativo
    Campus: UFCG ( Cuité-PB)

    Bem ... Informação é uma espécie de energia , uma fonte de dados para nossa Mente .. Através das Informações
    podemos expandir nossos conhecimentos sobre variados assuntos , a informação ela é bem presente no nosso dia -dia
    desde uma simples pergunta de ''que horas são ?'' a '' Até a Noticia do outro lado do mundo,vista pelo telejornal''.
    A informação nos torna pessoas com capacidade de debater e discutir fatos e assuntos que nos interessa.
    Atualmente podemos dizer que vivevemos na ''sociedade da informação'', com o avanço tecnológico ( internet,Computadores,SmartPhones e TVs)
    conseguimos receber e captar informação quase que simultaneamente de diversos lugares . Através dessa capacidade
    de um gigantesco grau de alcance na população ela se tornou extremamente importante, pois assim , conseguimos
    visualizar e entender fatos que acontecem em todo planeta terra. Simplificando a informação seria uma parte da nossa vida.
    que graças a ela, podemos viver , entender, aprender e expressar o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. Elvira Olga Silva
    Curso Auxiliar De Biblioteca
    13/04/2014

    A informação tem como fundamento o conhecimento, e ela é de extrema importância, pois nos mantem atualizados dos acontecimentos do mundo, além de possibilitar novos avanços e saberes.
    E através da leitura, adquirimos novas informações, sendo algumas desnecessárias, então devemos selecionar apenas aquelas importantes e que são necessárias para expandir o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Maria Denilza de Medeiros Fernandes.
    Curso:Auxiliar de Biblioteca
    13/04/2014

    É de grande importância o conhecimento por que sem o conhecimento não teríamos a capacidade de ter um raciocino lógico das coisas e não saberíamos resolver os problemas do nosso cotidiano.Se não existisse o conhecimento a humanidade estaria entregue a própria sorte.
    Graças a Deus, Ele deu esse privilégio a cada um de nós, de obtermos conhecimento das coisas no mundo.
    Dessa forma damos uma melhor direção para a vida e para o futuro.
    E sabemos lidar melhor com as adversidades que surge no nosso caminho.
    Sem conhecimentos não seríamos nada.

    ResponderExcluir
  17. Klailda Araujo Bezerra
    Curso: Auxiliar de Biblioteca
    14/04/2014
    A informação é algo valioso que adquirimos ao longo de nossa vida, pois ela é algo que ninguém pode tirar de nós como indivíduo, ela é um processo que visa conhecimento sendo esse aprimorado a medida em que você vai aprendendo mais e mais e a leitura é um meio pelo qual se absorve muito desse conhecimento.
    No vídeo percebeu-se nitidamente que o Bibliotecário ou o Auxiliar de Bibliotecário em primeiro lugar tem que ser uma pessoa que leia e que tenha um conhecimento amplo para saber lidar da melhor forma com o seu usuário, sabendo logo de imediato ajudar aquele que vem em busca de informação da melhor forma possível, buscando assim sempre o prazer pela busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  18. A informação é um elemento fundamental, para gerar conhecimentos, para serem utilizados no dia a dia. É de suma importância que as pessoas estejam sempre buscando informações, pois com uma simples informação, poderemos alcançar vários objetivos.

    José Eudes de M.Dantas
    Curso: Auxiliar de Biblioteca
    14/04/2014

    ResponderExcluir
  19. O vídeo nos propõe uma reflexão sobre a importância do conhecimento através da leitura .A leitura nos proporciona competências capaz de nos levar a atuar em diversos âmbito .assim só a leitura é capaz de mudar o mundo.Francisco Balbino de Sousa
    Curso:Auxiliar de Biblioteca
    14/04/2014

    ResponderExcluir
  20. O vídeo nos traz a importância do conhecimento pois cada vez que temos uma nova informação nos tornamos uma pessoa mais atualizada,e que através da leitura e que podemos enriquecermos cada vez mais assim nos possibilitando a atuar em qualquer área de trabalho só basta fazer bom uso de cada informação que lhe é transmitida e o mais importante saber transmiti-la corretamente para que mais pessoa possam ampliar seus conhecimentos.

    Ana Tarcia Souto Gomes
    Curso: Auxiliar de Biblioteca
    14/04/2014

    ResponderExcluir
  21. AdenouraMedeiros Costa
    Curso: Auxiliar de Biblioteca
    14/04/2014

    A informação assume hoje em dia uma importância crescente, podemos também dizer que informação é um processo que visa o conhecimento.
    A informação de qualidade é essencial e faz diferença na vida das pessoas, quanto maior o nosso conhecimento, melhor uso fazemos das informações, ela é tida hoje como um dos principais elementos dessa nova sociedade que passou por diversas transformações políticas, sociais, econômicas e culturais, pois a partir do momento que procuramos nos informar temos a facilidade de transmitir nossos conhecimentos para aqueles que precisam dos nossos serviços.

    ResponderExcluir
  22. Clígia Lídice Rodriguês
    Curso: Auxiliar de Biblioteca
    14/04/2014

    Em minha opinião,a informação é algo de extrema importância, que leva o ser a pensar, elevando assim seu conhecimento. A forma como a informação chega até nós, influência o seu significado, pois alterará o modo como a percebemos. Entretanto, o ser humano é racional e, certamente, encontrará um modo coerente de compreendê-la.

    ResponderExcluir
  23. Lídia Souto Gomes
    Curso: Auxiliar de Biblioteca
    15.04.2014

    A informação é algo de extrema importância em nosso cotidiano, precisamos esta sempre preparados para receber ou transmitir qualquer tipo de informação, sempre de maneira segura e responsavél para isso devemos procurar fontes de informações seguras que possamos nos capacitar e enriquecer nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  24. Sílvia Santos de Azevedo
    Curso: Auxiliar de Biblioteca
    15/04/2014
    No filme “O Nome da Rosa” podemos percebe que pra se ter uma informação era muito difícil, a informação era guardada e com isso poucas pessoa teriam acesso. Nós dias de hoje a informação esta bem mais ampla, podemos ter informação em qualquer local, seja ela boa ou não.
    Podemos perceber no vídeo “Ler e Conhecer”, o quanto uma informação é importante para o nosso desenvolvimento seja ela no seu ambiente de trabalho ou não. No nosso trabalho, precisamos está sempre bem informado de tudo o que esta acontecendo, com isso podemos adquirir mais conhecimento e desenvolver o nosso trabalho de forma que nossos usuários estejam sempre satisfeitos com as informações recebidas.

    ResponderExcluir
  25. Daniel da Cruz Meira
    Curso: Auxiliar de Biblioteca
    15/4/2014
    Em minha opinião a informação e algo primordial, que nos traz conhecimento relevante para nossa vida nos da à capacidade de interagir com o mundo sabiamente. Destituindo tudo que pode ser bom ou mal.

    ResponderExcluir
  26. Francisca Rosa Guedes Palmeira Araujo
    Curso: Auxiliar de Biblioteca
    15/04/2014
    Informação é um conjunto de dados capaz de formar uma mensagem, e sempre bom estarmos bem informados, para os nossos usuários no dia- a -dia de forma que venha enriquecer cada vez mais o nosso conhecimento. Outra forma de adquirir informação e ampliar o nosso conhecimento e através da leitura ou seja revista, livros, jornais enfim toda e qualquer fonte de informação que venha contribuir para nossa aprendizagem.

    ResponderExcluir
  27. Maria Josélia
    curso; auxiliar biblioteca
    Na minha opinião a informação e uma grande aliada na comunicação entre pessoas
    ou um só indivíduo que busca conhecimento. Ela serve para nos manter bem
    informados, atualizados com fatos reais E preciso que tenhamos cuidado
    com as fontes de informação, pois alguns meios de comunicação podem manipular
    e distorcer o conhecimento buscado pelos leitores. Os livros são importante fontes de informação e através deles que nos tornamos um profissional bem sucedido.

    ResponderExcluir
  28. Valderez Silva
    curso;auxiliar de biblioteca
    para ficar mas atualizados no dia a dia nos acontecimentos
    do Brasil e do mundo, ficar por dentro dos fatos da nossa cidade e
    da região.

    ResponderExcluir
  29. José Marciano da Silva, Curso Auxiliar de Biblioteca15 de abril de 2014 às 11:24

    A informação é fundamental no nosso dia a dia, só através da informação que poderemos saber o que se passa no mundo, Como podemos ver no vídeo que através do jornal (ou seja de uma informação no jornal) que ele ficou sabendo que haveria uma vaga de emprego na biblioteca, e umas das principais maneiras de informação é a leitura

    ResponderExcluir
  30. Paula Cintia
    Curso:auxiliar de biblioteca
    A informação é muito importante para cada um de nós estar bem informado nos
    dia de hoje? quanto maior o nosso conhecimento, melhor uso fazemos
    das informações. para interpreta-la buscamos mentalmente aquilo que
    podemos relacionar a respeito.

    ResponderExcluir
  31. A informação tem uma extrema inportância,é através da leitura que adquirimos todos os conhecimentos.Mesmo aquelas pessoas que não tem abito de leitura devemos encentivalas a ler.Procurar por noticias e adquirir novos conhecimentos.Ainda mais certificar se as informações que recebemos são verdadeiras,antes de passarmos adiante.

    ResponderExcluir