sábado, 12 de dezembro de 2009

Projeto final de Adson

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE



ATENÇÃO À SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFNTIL: FORMAS DE AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOVERNADOR FLÁVIO RIBEIRO NA CIDADE DE PICUÍ-PB.


CUITÉ - PB
2009

ADSON RONAIBE CUNHA DE LIMA SILVA


ATENÇÃO À SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFNTIL: FORMAS DE AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GOVERNADOR FLÁVIO RIBEIRO NA CIDADE DE PICUÍ-PB.



Projeto apresentado á disciplina metodologia cientifica do curso de Matemática do CES/UFCG, com a perspectiva de obter um resultado sobre a pesquisa a ser realizada, e conseqüentemente uma nota para conclusão da disciplina.




CUITÉ - PB
2009


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................3

1.1 OBJETIVOS...................................................3

1.1.1 Objetivos geral...........................................3
1.1.2 Objetivos específicos....................................3
1.1.2 Justificativa..............................................3

2. METODOLOGIA........................................4

2.1 TIPO DE PESQUISA..........................................4
2.2 LOCAL DA PESQUISA.......................................4
2.3 UNIVERSO E AMOSTRA .....................................5
2.4 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS...........................6

REFERÊNCIAS .....................................................7
QUESTIONÁRIO A SER APLICADO.......................................8



1. INTRODUÇÃO


Alguns são os obstáculos na aprendizagem nas séries iniciais, dentre eles está a deficiência oftalmológica de certas crianças que pode ser diagnosticadas precocemente e está sendo cada vez esquecido entre, pelo menos, pelo poder público mas isso não pode acontecer porque a visão é um dos principais sentidos de nosso corpo humano e o diagnostico pode não só auxiliar na descoberta da deficiência, mas também, incentivo direto no aprendizado do discentes.

1.1 OBJETIVOS


1.1.1 Objetivos geral


Avaliar oftalmologicamente os discentes nas séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Flávio Ribeiro na cidade de Picuí-PB.


1.1.2 Objetivos específicos


• Identificar o sujeito participante
• Analisar as causas
• Propor melhorias nas ações de saúde infantil


1.1.3 Justificativa


A maioria dos alunos das séries iniciais, principalmente em escolas onde os discentes não tem uma boa qualidade de vida ou se encontram em um nível elevado de pobreza como basicamente é encontrado em escolas públicas haja vista que estes os pais destes discentes muitas vezes não tem condições de fazer um tratamento oftalmológico. Dessa forma eles não conseguem dominar os conceitos básicos de quase todas as matérias. Algo que merece muito o nosso respeito e a nosso preocupação onde sem a sua visão perfeita , somos inúteis em uma sala de aula a não ser que sejam tomados os devidos cuidados mas estes só podem serem tomados após o diagnóstico e é este diagnóstico a quem nos referimos e estamos dando tanto ênfase neste projeto. Sabe-se que o ensino vem se revolucionando ao longo dos anos e esa seria uma revolução bastante positiva uma vez que um diagnóstico preciso pode e deve mudar a vida de uma pessoa uma vez que os danos podem serem irreversíveis ao ser humano. Este diagnóstico pode ser atrelado a esse novo tempo de revolução do ensino como um todo e é essa a camisa que muitos docentes deveriam vestir pois um discente nas séries iniciais é ainda um pouco confuso e quem sabe isso pode ser até um causador de repetência nestas séries uma vez que este ser não sabe que está sendo vítima de tal problema.


2. METODOLOGIA


Tendo como foco deste projeto a propositura de ações que melhorem o processo de avaliação oftalmológica dos discentes nas séries iniciais e tem como propósito tanto quantitativo como qualitativo uma vez que a coleta de dados pode ser feita tanto com questionários como também com pesquisa de grupo focal onde aí os docentes teriam papel quase que único neste pesquisa .


2.1 TIPO DE PESQUISA


Para a coleta de dados, será feito o uso de um questionário, que é constituído de uma série de questões a com o propósito de uma boa absorção de dados brutos para que seja feita uma pesquisa mais detalhada e uma vez que a pessoa responde a um questionário ela pode até se abrir mais pois não existe o constrangimento de ser entrevistado e o entrevistado pode se abrir até um pouco mais do que se fosse uma entrevista convencional.


2.2 LOCAL DA PESQUISA


A presente pesquisa vai ser realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Flávio Ribeiro A presente pesquisa vai ser realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Flávio Ribeiro , situada à rua Eugênio de Vasconcelos, nº 115- bairro Monte Santo, Picuí- PB , atende do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino do ensino fundamental e educação de jovens e adultos no turno noturno. Funciona em prédio próprio, construído no ano de 1968, reebendo o nome de “Grupo Escolar Governador Flávio Ribeiro”.
Sua criação se deu através da lei n° 318 de 06/09/1968, no governo do prefeito José Mariano Silva, construído pela municipalidade em cooperação com o Ministério de Educação e Cultura.
Atende atualmente aos alunos dos bairros Monte Santo, Felipe Tiago Gomes (Cenecista) e Zona Rural, conforme quadro de matrícula.
Sua estrutura física já sofreu modificações por duas vezes, e encontra-se , atualmente assim distribuída: 01 sala de leitura, 06 salas de aula sendo que uma é utilizada como diretoria, 1 cozinha, 01 depósito para merenda, 01 depósito para material, 04 banheiros, 01 WC masculino e 02 WC feminino e 01 WC para funcionários, 01 cisterna e 01 pátio interno com cobertura parcial e com uma boa iluminação.
Dispõe ainda de 103 carteiras escolares, 60 cadeiras, 66 mesinhas escolares, 06 birôs de madeira, 06 armários de aço, 04 estantes de aço, 02 mesas de madeira, 06 quadros revestidos de folhas de Eucatex, 430 livros de leitura infantil, 02 televisores, 02 vídeos cassete com defeito, 01 aparelho de dvd, 01 computador, 01 impressora matricial entre outros materiais de que a escola disponibiliza.
A clientela atendida na escola é, em grande parte , residente na zona urbana, oriunda de todas as classes sociais, incluídas da faixa etária de 06 a 60 anos, havendo predominância de filhos de trabalhadores de indústrias ceramistas, rurais, funcionários públicos atualmente predominantes no nosso município. Atende também, a alunos provenientes da zona rural e demais localidades.

2.3 UNIVERSO E AMOSTRA

Universo total de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo. Amostra parte do universo.
O universo é constituído por 12 (doze) docentes.



2.4 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

O instrumento de pesquisa será feita com a aplicação de um questionário afim de uma pesquisa de campo verdadeira e que possa facilmente ser respondida pelo entrevistado.


REFERÊNCIAS



LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicação e trabalho científico – 7. Ed. – 2. Reimpr. – SP: atlas 2008.





Questionário a ser aplicado

Universidade Federal de Campina Grande - CES
Centro de Educação e Saúde


Venho solicitar a sua colaboração no sentido de responder ao questionário abaixo, para fins de coleta de dados, que tem como objetivo analisar os métodos de avaliação oftalmológica nas séries iniciais na E.M.E.F.Governador Flávio Ribeiro.

Questionário



I) Características do respondente.


1ª) Gênero:

( ) masculino ( ) Feminino

2ª) Faixa etária

( ) 20 à 30 anos

( ) 31 à 41

( ) 42 à 52

( ) outras____________________

3ª) Formação.

( ) Ensino fundamental

( ) Ensino médio

( ) Graduação : Área _____________________

( ) Especialização

4ª) Tempo que trabalha na escola.


( ) Menos de 1ano

( ) Entre 01 e 04 anos

( ) Entre 05 e 10 anos

( ) Entre 11 ou mais



II) Motivação docente no processo de ensino: uma visão do docente

5ª) Qual a imagem que você tem da instituição em que você trabalha?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6ª) Você tem autonomia para tomar decisões?


( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente

( ) Nunca


7ª) Você se sente motivado e valorizado para desenvolver seu papel na escola?

( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente

( ) Nunca


8ª) Você se sente motivado ao ensinar?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9ª) O que mais o deixa desmotivado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________


10ª) O que é usado para saber as dificuldades de um discente que está com dificuldade de aprendizado?

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11ª) O que seria necessário ter na sala de aula para causar motivação dos discente?¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

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12ª) Nas suas atividades diárias você compartilha dificuldades e soluções de problemas com seus colegas de trabalho?

( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente ( ) Nunca

13ª) A secretaria de educação do município oferece algum curso ou treinamento para que você possa ficar atualizado?
( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente

( ) Nunca

14ª) Os cursos e treinamentos oferecidos pela secretaria de educação estão facilitando o desenvolvimento de suas atividades?

( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente

( ) Nunca



15ª) Como você avalia o nível de integração entre os funcionários da escola?

( ) ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Péssimo

Por qual motivo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16ª) Você se sente realizado na profissão que escolheu?

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Agradeço sua colaboração!

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