sábado, 12 de dezembro de 2009

Projeto final Genildo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE



MOTIVAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO: Análise nas salas multisseriadas na E.M.E.F. Tertuliano Pereira de Araujo na cidade de Picuí-PB.


CUITÉ - PB
2009

GENILDO FIRMINO DOS SANTOS




MOTIVAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO: Análise nas salas multisseriadas na E.M.E.F. Tertuliano Pereira de Araujo na cidade de Picuí-pb.

Projeto apresentado á disciplina metodologia cientifica do curso de Matemática do CES/UFCG, com a perspectiva de obter um resultado sobre a pesquisa a ser realizada, e conseqüentemente uma nota para conclusão da disciplina.



CUITÉ - PB
2009

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................01
1.1 OBJETIVOS............................01
1.1.1 Objetivos geral.....................01
1.1.2 Objetivos específicos...............01
1.2 Justificativas......................01
2 METODOLOGIA..........................03
2.1 TIPO DE PESQUISA...................03
2.2 LOCAL DA PESQUISA...................04
2.3 UNIVERSO E AMOSTRA ..................04
2.4 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS..................
REFERÊNCIAL TEÓRICO..........................06
REFERÊNCIAS .................................08
QUESTIONÁRIO A SER APLICADO...................09


1INTRODUÇÃO


A maioria dos docentes enfrentam diversos problemas com os dicentes das series iniciais do ensino fundamental. As “deficiências” e a falta de interesse que os mesmos apresentam é um fato que nos preocupa. E, é a partir dessa realidade que surge a preocupação de averiguarmos como esta sendo o processo como esta sendo o processo de ensino nas séries iniciais de ensino fundamental. Logo como esta acontecendo o processo de motivação nas salas muiltisseriadas desses alunos nas aulas de matemática.

1.1 OBJETIVOS


1.1.1 Objetivos Geral


Avaliar a motivação docente no processo de ensino: análise nas salas multisseriadas na E.M.E.F. Tertuliano Pereira de Araujo na cidade de Picuí-PB.


1.1.2 Objetivos específicos


• Identificar o sujeito participante
• Analisar o nível de motivação dos docentes
• Propor melhorias de motivação aos método de ensino


1.2 JUSTIFICATIVAS


A maioria dos alunos do ensino fundamental menor, principalmente em escolas onde aja salas de aula com multisseriado (alunos de série diferentes numa mesma sala de aula). Dessa forma eles não conseguem dominar os conceitos básicos de matemática. Por exemplo: somar, subtrair, dividir e multiplicar. Um problema que nos chama bastante atenção, pois os conhecimentos matemáticos são sem dúvidas, primordiais na vida de um individuo que pretende seguir uma carreira acadêmica ou ate mesmo melhorar sua qualidade de vida. E, é a partir dessa realidade que surgi a preocupação de procurar contribuir com o propósito de vencer. Estes problemas e estimular a formação de indivíduos críticos e responsavelmente transformadores para incentivar os dicentes a atividades para o ensino dos conteúdos das disciplinas em especial a de matemática, através da exploração de sua própria realidade, ou seja, do seu cotidiano.
Sabe-se que o processo de ensino em matemática vem sendo questionado ao longo do tempo. Os diversos problemas que as escolas enfrentam com a falta de interesse dos dicentes em relação a disciplina de matemática é preocupante principalmente em escolas que enfrentam esse problema de multisseriado, onde geralmente são encontradas nas zonas rurais dos municípios “visando diminuir a evasão escolar, ou em projetos específicos, baseados na metodologia da aceleração e no tele curso, buscando atrair crianças e adolescentes em situação de rua, analfabetas ou defasadas em seus estudos, para que possam aprender e serem convencidos a continuar na vida escolar”.
Segundo um documento básico do exame nacional do ensino médio (ENEM, 2007) antes da definição detalhada de diversos itens de competências e habilidades do docente no processo de ensino, encontra-se a seguinte conceituação:

Competência são modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetivos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do ‘saber fazer’. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando-se nova reorganização das competências.

A escolha do tema surgiu a partir do contato que tenho com docentes que trabalham com multisseriado, e tentar achar uma possível solução para amenizar essa situação, procurando técnicas de motivação que possam ajudá-los a incentivar os dicentes a se interessar pelas disciplinas principalmente a matérias de matemática, Apesar da Matemática estar presente no cotidiano das pessoas, não tem um boa visão da matéria chegando a ser a mais odiada pelos alunos.





2 METODOLOGIA


Tendo como foco deste projeto a propositura de ações que melhorem o processo de motivação do ensino nas séries multisseriadas, o porte metodológico para este fim tem base na pesquisas Quantitativas e Qualitativas oferecem perspectivas diferentes, mas não são opostas. De fato, representam abordagens que podem ser utilizadas em conjunto, de acordo com a necessidade em questão, obtendo assim informações mais precisas do que se deseja obter.

Os métodos qualitativos e quantitativos não se excluem. Embora difiram quanto à forma e à ênfase, os métodos qualitativos trazem como contribuição ao trabalho de pesquisa um mistura de cunho racional e intuitivo capazes de contribuir para a melhor compreensão dos fenômenos. Pode-se distinguir o enfoque qualitativo e quantitativo, mas não seria correto afirmar que guardam relação de oposição (POPE & MAYS, 1995, P.42).


2.1 TIPO DE PESQUISA


Para a coleta de dados, será utilizado como instrumento de pesquisa o questionário. O questionário é tão somente um conjunto de questões, feito para gerar os dados necessários para se atingir os objetivos do projeto. A pesquisa será marcada fortemente por estudos que valorizam o emprego de método quantitativo para descrever e explicar fenômenos.

A Pesquisa Quantitativa aplica-se à dimensão mensurável da realidade, origina-se na visão newtoniana dos fenômenos e transita com eficácia na horizontalidade dos extratos mais densos e materiais da Realidade. Seus resultados auxiliam o planejamento de ações coletivas e produz resultados passíveis de generalização, principalmente quando as populações pesquisadas representam com fidelidade o coletivo.

Também vai ser feita uma pesquisa qualitativa, essa pesquisa Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, idéias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.


A pesquisa qualitativa tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação.

2.2 LOCAL DA PESQUISA


A presente pesquisa vai ser realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tertuliano Pereira de Araújo está localizada na zona rural, especificamente no Sítio Pedreiras distante a 10 km da zona urbana, ou seja, do município de Picuí – Paraíba, entrecortada pela Rodovia estadual PB-104, está inserida na Messorregião da Borborema, microrregião do Seridó Oriental. Foi criada pela Lei Municipal nº 09/82 de 30 de novembro de 1982, sendo vinculada à Secretaria Municipal de Educação Cultura de Desporto. Inicialmente era uma das escolas extensão da Escola Pólo (EMEF Antonio Pereira da costa situada no Sítio Lagedo Grande). O espaço físico no qual a EMEF Tertuliano Pereira de Araújo funciona atualmente é fruto de uma ação comunitária de moradores e... Antes funcionava uma creche desde 1999 com o nome Centro Social Educacional – Sítio Pedreiras, mais conhecida como creche de Irmã Cristina, no qual as crianças recebiam não só atendimento educacional, mas também atendimento médico-odontológico, atividades recreativas e apoio às famílias. EM 2005, Joana Cristina Rodrigues dos Santos, a irmã Cristina repassou o prédio para a Prefeitura Municipal de Picuí. Em seguida a centralização dos núcleos do PETI de toda a região. Por isso, a mudança do nome para Centro Social Integrado da Criança e do Adolescente Joana Maria da Conceição em homenagem a mãe de dona Severina Teodoro, doadora do terreno. Em 2007, foi anexo da EMEF Tertuliano Pereira de Araújo funcionando do 6º ao 9º ano, sendo construídas mais salas de aula. Ela foi sendo adaptada para atender a demanda dos alunos da zona rural que iam estudar na zona urbana.

2.3 UNIVERSO E AMOSTRA

Universo total de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo. Amostra parte do universo.
O universo é constituído por 14 (quatorze) docentes. Entretanto pretende-se fazer uma analise em uma amostra de 3 (três) docentes que ensinam nas salas de multisseriado, onde será aplicado efetivamente o questionário.

2.4 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

O instrumento de coleta de dados será uma pesquisa de campo. Que deve compreender os diversos aspectos dos docentes, conseguir informações ou conhecimentos acerca de um problema descobrir novos fenômenos e suas relações.
Nessa pesquisa adotaremos como instrumento de coleta o questionário, ele será aplicado a uma linguagem simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. E com o objetivo de obter índices numéricos que correspondem a características específicas das pessoas interessadas.



3 REFERÊNCIAL TEORICO

Esta pesquisa tem como objetivo tratar da motivação na relação pedagógica. Pretendo mostrar como a motivação influencia no desempenho e rendimento dos alunos. Este estudo se justifica porque compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos administradores e até mesmo psicólogos. Várias pesquisas têm sido elaboradas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos. Analisando as enquetes a respeito do assunto percebemos que existe ainda muita confusão e desconhecimento sobre o que é e o que não é motivação. Vemos ainda que a motivação é quase sempre relacionada como desenpenho positivo.
A motivação no contexto escolar tem sido avaliada como um determinante crítico do nível e da qualidade da aprendizagem e do desempenho. Um estudante motivado mostra-se ativamente envolvido no processo de aprendizagem, engajando-se e persistindo em tarefas desafiadoras, despendendo esforços, usando estratégias adequadas, buscando desenvolver novas habilidades de compreensão e de domínio. Apresenta entusiasmo na execução das tarefas e orgulho acerca dos resultados de seus desempenhos, podendo superar previsões baseadas em suas habilidades ou conhecimentos prévios.
A motivação intrínseca é o fenômeno que melhor representa o potencial positivo da natureza humana, sendo considerada por Deci e Ryan (2000), Ryan e Deci (2000a), entre outros, a base para o crescimento, integridade psicológica e coesão social. Configura-se como uma tendência natural para buscar novidade, desafio, para obtere exercitar as próprias capacidades. Refere-se ao envolvimento em determinada atividade por sua própria causa, por esta ser interessante, envolvente ou, de alguma forma, geradora de satisfação. Tal envolvimento é considerado ao mesmo tempo espontâneo, parte do interesse individual, e autotélico (Csikszentmihalyi, 1992), isto é, a atividade é um fim em si mesma.

Uma boa infra-estrutura da escola, um bom projeto político pedagógico e recursos didáticos adequados, são, sem duvidas, elementos fundamentais para o bom desempenho das atividades didáticas e, conseqüentemente, para o bom desempenho do aluno, mas capacitação do docente e seu compromisso como profissional, são elementos ainda mais fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades.
Com essa mesma visão, Araujo (2004), nos faz refletir que as dificuldades no processo de ensino originam-se nas fases iniciais do ensino fundamental, pois é nesse momento que os alunos têm contato com conhecimento e se esse aprendizado for algo superficional, provavelmente teremos estudantes superficionais.

(...) a pesquisa na sala de aula pode ser compreendida como um movimento dialético, em espiral, que se inicia com o questionar dos estados do ser, fazer e conhecer dos participantes, construindo-se a partir disso novos argumentos que possibilitam atingir novos patamares desse ser, fazer e conhecer, estágios esses então comunicados a todos os participantes do processo (2002, p.57).

Bem mais do que tornar esses alunos alfabetizados cientificamente, a proposta de
ensino de Educar pela Pesquisa visa possibilitar que o aluno possa relacionar o que estará aprendendo com o seu cotidiano, podendo assim intervir na resolução dos seus problemas, assumindo-se como Freire dizia: “um ser social e histórico como pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar” (1996, p.41).
E, com base nesses conceitos, buscam se compreender o quadro concreto do ensino nas salas multisseriadas em uma escola publica da zona rural de Picuí-PB.
A partir deste projeto, procura-se evidenciar o grau de qualificação e motivação dos docentes no que diz respeito ao ensino das matérias principalmente a de matemática.



REFERÊNCIAS


BORBA, Marcelo de Carvalho e ARAUJO, Jussara de Loiola, Construindo pesquisas
coletivamente em Educação Matemática.In: BORBA, Marcelo de Carvalho e ARAUJO,
Jussara de Loiola (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo
Horizonte: Autêntica, 2004. p.25-45.

ENEM – competência e habilidade em: http://www.enem.inep.gove.br
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=71, visitado em 7/12/2009.

http://jmpesquisa.blogspot.com/2009/11/pesquisa-qualitativa-x-pesquisa.html

http://www.ufpa.br/ppgecm/sappecim/arquivos/eduardocoelho.pdf

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicação e trabalho científico – 7. Ed. – 2. Reimpr. – SP: atlas 2008.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Classes multisseriadas" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002,


Questionário a ser aplicado

Universidade Federal de Campina Grande - CES
Centro de Educação e Saúde


Venho solicitar a sua colaboração no sentido de responder ao questionário abaixo, para fins de coleta de dados, que tem como objetivo analisar a motivação docente no processo de ensino na E.M.E.F. Tertuliano Pereira de Araujo.

Questionário



I) Características do respondente.


1ª) Gênero:

( ) masculino ( ) Feminino

2ª) Faixa etária

( ) 20 à 30 anos

( ) 31 à 41

( ) 42 à 52

( ) outras____________________

3ª) Formação.

( ) Ensino fundamental

( ) Ensino médio

( ) Graduação : Área _____________________

( ) Especialização



4ª) Tempo que trabalha na escola.
( ) Menos de 1ano

( ) Entre 01 e 04 anos

( ) Entre 05 e 10 anos

( ) Entre 11 ou mais

II) Motivação docente no processo de ensino: uma visão do docente

5ª) Qual a imagem que você tem da instituição em que você trabalha?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6ª) Você tem autonomia para tomar decisões?


( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente

( ) Nunca


7ª) Você se sente motivado e valorizado para desenvolver seu papel na escola?

( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente

( ) Nunca


8ª) Você se sente motivado ao ensinar?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9ª) O que mais o deixa desmotivado?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




10ª) O que é usado pelo docente para causar motivação aos discentes ao ser passada a matéria?
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11ª) O que seria necessário ter na sala de aula para causar motivação dos discente?¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


12ª) Nas suas atividades diárias você compartilha dificuldades e soluções de problemas com seus colegas de trabalho?

( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente ( ) Nunca

13ª) A secretaria de educação do município oferece algum curso ou treinamento para que você possa ficar atualizado?
( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente

( ) Nunca

14ª) Os cursos e treinamentos oferecidos pela secretaria de educação estão facilitando o desenvolvimento de suas atividades?

( ) Sempre ( ) Freqüentemente ( ) Raramente

( ) Nunca



15ª) Como você avalia o nível de integração entre os funcionários da escola?

( ) ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Péssimo

Por qual motivo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16ª) Você se sente realizado na profissão que escolheu?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agradeço a colaboração!!!

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