sábado, 12 de dezembro de 2009

Projeto final Renato

' Universidade Federal De Campina Grande- UFCG Centro de Educação e Saúde- CES Disciplina:Metodologia Científica Professor:Jesiel Gomes
Curso: Matemática Aluno: Renato Dantas Medeiros



A matemática no ensino médio, percepção e dificuldades dos Alunos, e Metodologia do professor.







Cuité-PB 24 de novembro 2009



REANATO DANTAS MEDEIROS


A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, PERCEPÇÃO E DIFICULDADES DOS ALUNOS ,E METODOLOGIA DOS PROFESSORES





Projeto apresentado ao Professor Jesiel Gomes para a disciplina de metodologia cientifica, em cumprimento às exigências para obtenção de nota.






CUITÉ – PB-2009



“ Quem reconhece a sua ignorância
Revela a mais alta sapiência.
Quem ignora sua ignorância.
Vive na mais profunda ilusão.
Não sucumbi a ilusão.
Quem conhece o seu não saber,
E essa consciência do não saber.
O preserva de toda ilusão(Lao-Tsé).



SUMÀRIO:
1. Introdução _____________________________________________________P. 4
1.1 Problema da pesquisa____________________________________________P.5
1.2 Objetivo geral _________________________________________________P.5
1.2.1Objetivos específicos______________________________________________ p.5
2.Procedimentos Metodológicos ___________________________________________ P.6
2.1 Campo de pesquisa _______________________________________________ p.6 / 7
2.2 Instrumento de pesquisa____________________________________________ p.7
3. Fundamentação Teórica ___________________________________________ p.8 /9
4. Referências bibliográficas _________________________________________P.10



1.INTRODUÇÃO



Este trabalho relata a investigação realizada nível local na cidade de Picuí, na escolas de ensino fundamental e médio Professor Lordão, tendo como sujeitos da pesquisa os estudantes e professores de matemática. A pesquisa foi conduzida com questionários direcionados a alunos, professores de matemática . Com objetivo de identificar a aprendizagem no ensino da matemática a metodologia usada pelos professores, e os recursos disponibilizados pelas escolas. Compreendendo assim as maiores dificuldades dos alunos e professores. A matemática por ser classificada na área de exatas gera conflitos, O ensino/ aprendizagem da matemática é um desafio à eficácia e competência pedagógica da escola. As últimas avaliações nacionais do ensino fundamental e médio vêm demonstrando os baixos índices de acertos dos alunos nas provas de matemática em diferentes regiões do Brasil.
A população, de um modo geral, em seu cotidiano, demonstra a pouca eficácia de seu aprendizado escolar na área de matemática ou em outras áreas de conhecimento que demandam conhecimentos matemáticos. Nas diferentes situações que se apresentam e que exigem algum raciocínio acadêmico mais elaborado a população apresenta dificuldades de ordem conceitual ou de aplicação de saberes matemáticos escolares.

1.1 Problema da pesquisa


Quais os motivos que levam o alunado do ensino médio a apresentar dificuldades no entendimento das explicações matemáticas?


1.2 OBJETIVO GERAL:
Analisar o processo de ensino aprendizagem vividos atualmente por alunos e o professor de matemática no primeiro ano ‘‘B’’ do ensino médio na E.E.E.Fundamental e Médio Professor Lordão no município de Picuí .


1.2.1 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:
-Identificar o principal motivo das dificuldades, que os alunos de matemática apresentam, para compreender a disciplina.
-Demonstrar a opinião dos alunos, a respeito da metodologia usada pelos professor em sala de aula.
-Verificar os recursos que as escolas disponibilizam, para oferecer uma melhor qualidade de ensino.
-Analisar a opinião dos alunos em relação a disciplina,identificando a importância que a matemática tem no nosso cotidiano.
-Compreender a relação professor aluno
- Refletir na opinião de alunos e professor, a realidade do ensino da matemática.


2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Essa pesquisa será realizada em nível local, na escola pública estadual do ensino fundamental e médio da cidade de Picuí-PB . Utilizaremos como instrumentos de coleta de dados questionários¹ com perguntas abertas e fechadas que será respondido por alunos da referida escola , e professores da educação básica que atuam na área do ensino da matemática .


2.1 CAMPO DA PESQUISA


A realização deste estudo ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão localizada à Avenida Getúlio Vargas, S/N no centro de Picuí-PB, distante da capital João Pessoa 244 Km, situada na Microrregião do Seridó Oriental Paraibano, fazendo divisa com o Rio Grande do Norte.
A escola funciona em três turnos durante a semana atendendo à alunos do ensino fundamental e médio, nos fins de semana, com atividades diversificadas como projetos (Repensando Picuí e Xadrez na Escola, Projeto Mídias no Lordão, Fanfarra Professor Lordão e Flautas no Lordão), aulas preparatórias para concursos, grupos de estudos de universitários, cursinho pré-vestibular e atendimento à comunidade picuiense (Escoteiros, Quadrilhas, Capoeira e grupos religioso).
A estrutura pedagógica é formada por direção, secretaria, professores qualificados e pessoal de apoio. A escola já possui o seu Projeto Político Pedagógico desde 2005, sendo articulado com PDE (Programa de Desenvolvimento da Escola ) e como POPE (Plano de Organização Pedagógico da Escola). Sua estrutura física hoje é composta por 09 salas de aula, sala de professores, sala de mídias, direção, secretaria, biblioteca, laboratório de informática, pátio interno coberto, cantina, dispensa, almoxarifado e banheiros.
O corpo discente é formado por cerca de 800 educandos, oriundos das zonas urbana e rural, incluídos na faixa etária entre 10 e 60 anos, abrangendo todas as classes sócias, havendo predominância dos filhos de agricultores, donas de casa, autônomos e funcionários públicos.

2.2 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS


Para proceder à coleta de dados será realizada uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo se dá pela observação e à interação com as pessoas no seu local de trabalho.
Na pesquisa de campo, adotaremos como instrumento de coleta o questionário semi-estruturado contendo perguntas abertas, as quais permitirão aos sujeitos entrevistados expressarem livremente suas opiniões e fechadas, para trazer um grupo de perguntas mais precisas.



3. Fundamentação teórica



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)
EPISTEMOLOGIA DO TRABALHO CIENTÌFICO.
A estratégia utilizada em qualquer pesquisa estabelece uma série de pressupostos ontológicos e de natureza humana que determinam a visão que o pesquisador tem do mundo ao qual se relaciona, adaptando-se as bases do trabalho científico, e proporcionando ao pesquisador uma interpretação, um ponto de vista de determinada perspectiva que o leva a uma escolha de métodos e técnicas a utilizar em uma pesquisa. Tendo por objeto o conhecimento científico, visando explicar os seus condicionamentos (sejam eles técnicos, históricos, ou sociais, sejam lógicos, matemáticos, ou lingüísticos), sistematizar as suas relações, esclarecer os seus vínculos, e avaliar os seus resultados e aplicações.
Buscando compreender as dificuldades existentes entre os alunos, de ensino médio, e observar o tipo de metodologia usada pelo professor e a fixação dos alunos em relação ao método de ensino deles. A corrente epistemologia identificada nessa pesquisa foi o Materialismo Dialético.
O materialismo consiste em que o mundo exterior existe independentemente da consciência humana, ou seja, é ligado á um conceito da matéria, que é uma categoria que indica a realidade objetiva dada ao homem por meio de suas ações.
Dialética a ciência das leis gerais do movimento do mundo exterior e da consciência humana,
O materialismo dialético é uma corrente da interpretação dos fenômenos sociais que aprova a realidade se transforma, acompanha a modernidade. Doutrina fundamental do marxismo, cuja idéia central é que o mundo não pode ser considerado como um complexo de coisas acabadas, mas de processos, onde as coisas e os reflexos delas na consciência, e os conceitos, estão em incessante movimento, gerado pelas mudanças qualitativas que decorrem
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necessariamente do aumento de complicação quantitativa. No caso educação pesquisa na escola, considera os elementos, as relações contraditórias, e a história.

¹ serão elaborados 50 questionários, onde 35 são para alunos da educação básica, e 15 são para professores, e diretores.



4 .REFERNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREIRE, Paulo,
Pedagogia da autonomia, saberes necessários á prática educativa/São Paulo. (Paz e terra 1966)

CHASSOT, Altico
Alfabetização científica: questões e desafios para a educação/série II/Editora UNUJUÌ: 2000.

Metodologia do trabalho científico/MARCONI,Marina de Andrade/LAKATOS,Eva Maria 7° edição - são Paulo Atlas 2007.

2 comentários:

  1. Ao professor jesiel nossa gratidão pelo apóio dado a disciplina metodologia científica, que nos proporcionou momentos de aprendizagem,em que fomos levados a pensar e refletir sobre a importãncia da construção no processo ensino/aprendizagem através de pesquisas,produções e a contextualização ,que na oportunidade passamos momentos agradáveis possibilitando uma aprendizagem de maneira espontânea e significativa.E também não esquecendo do professor Justino pela brilhante idéia de dividir juntamente com Jesiel a disciplina e a partir daí podemos trocar idéias,compreender a importãncia da pesquisa e da organização e a construção do conhecimento.Conhecer, avaliar e diferenciar os diferentes pontos de vistas de autores sobre os conteúdos aboradados...A vocês nosso muito obrigado.

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  2. Eu agradeço a todos vcs pelo apoio, incentivo e contribuição dada ao longo da disciplina. Feliz natal e um ano novo repleto de sucesso.

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