sábado, 12 de dezembro de 2009

Projeto final Gerivaldo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO DE MATEMÁTICA




LEVANTAMENTO BIOGRÁFICO: quantificação das biografias disponíveis na biblioteca do CES para os discentes do curso de licenciatura em matemática. Uma proposta de estudo de usuários internos.



CUITÉ - PB
2009


GERIVALDO BEZERRA DA SILVA



LEVANTAMENTO BIOGRÁFICO: quantificação das biografias disponíveis na biblioteca do CES para os discentes do curso de licenciatura em matemática. Uma proposta de estudo de usuários internos.



Projeto apresentado ao curso de Matemática do CES/UFCG, em cumprimento às exigências para obtenção de nota parcial da disciplina de Metodologia Científica.




CUITÉ - PB
2009



"O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o ser do não ser, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição."

Paulo Freire


SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO.................................................

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO...................................................
1.2 OBJETIVOS.........................................................
1.2.1 OBJETIVO GERAL................................................
1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS............................

2.1 TIPO DE PESQUISA.......................................
2.2 CAMPO DE PESQUISA.....................................................................
2.3 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS............................

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................

3.1 ACERVO BIBLIOGRAFICO DO CES-UFCG......................
3.2 A IMPORTANCIA E A VALORIZAÇÃO DE SE
CONHECER A HISTÓRIA..................................................
3.3 OBJETIVOS DE UMA BIOGRAFIA...............................

4 CRONOGRAMA............................................................

REFERÊNCIAS............................................................

ANEXO A – Modelo de Ficha Usado Para
Fichamento Final das Biografias................



1 INTRODUÇÃO


Sem duvida alguma, a matemática é uma das disciplinas que mais me fascina, isso porque seu objetivo é descobrir relações métricas, geométricas e proporcionais entre duas ou mais variáveis. Todo conteúdo da matemática já estava preexistente no mundo, coube ao homem apenas vir percebendo essas relações presentes nos objetos que nos cercam e esquematizar essas relações de uma forma científica que foi denominada matemática. Por exemplo: área, perímetro, volume, distância entre dois pontos (objetos), função (temperatura, pressão e volume), etc. Enfim, pega-se os objetos da realidade para estudá-los – descobrindo as relações entre eles – e depois que isso ocorre formula-se leis que estabelecem um acontecimento em função de outro; depois dessas leis formuladas o processo começa a ocorrer ao contrário (a partir da lei, fórmula, descobri-se a relação entre variáveis). Mas como “toda regra tem uma exceção” tem conceitos matemáticos que não tem relação alguma com a realidade, como se percebe no conjunto dos números complexos.
É indiscutível, fato, que a matemática é a disciplina menos atraente para maioria dos estudantes em todos os níveis de ensino. Isso se deve ao fato de os alunos aprenderem matemática de forma mecânica – aprendem a fórmula, treinam com exemplos e reproduzem esse mecanismo nas provas. Mas esse quadro já está sendo invertido, pois novas metodologias de ensino estão sendo implantadas como exemplo o curso de Licenciatura em Matemática do CES-UFCG que se dedica a formar estes profissionais com visão mais ampla do que é conhecimento: não se trata só de repassar conteúdos, mas sim despertar nos discentes a curiosidade pela descoberta do conteúdo em exemplos ligados à realidade da sociedade; pois assim o aluno realmente aprende e não apenas decora fórmulas para a prova que depois de algum tempo esquecem.
Mas ainda falta a implantação de uma metodologia que busque trazer para os discentes a historia da matemática, resgatando parte da disciplina que pouco a pouco está sendo esquecida por toda a sociedade, inclusive por alguns matemáticos.





1.1 PROBLEMATIZAÇÃO


A matemática presente hoje nas escolas trata-se apenas de cálculos e lógica. Quem foi os 'descobridores' destes conteúdos? Qual a sua historia de vida? Nunca, durante toda a minha vida escolar, escutei um professor falando quem foi Talles de Mileto, Euclides, Pitágoras, Platão. A informação que escutava era apenas: “foi um grego; um matemático; muito importante para a matemática”. Partindo daí vejo que é necessário resgatar a historia dos descobridores da matemática.
Porque não conhecer um pouco de tão célebres pessoas? Será que daqui a algum tempo os livros de matemática virão apenas com conteúdo, sem nome algum de matemáticos? Sendo assim nossos filhos pensarão que foi o autor do livro que criou os conteúdos presente nos livros!
Não devemos deixar que o tempo apague de nossas memórias pessoas tão importantes que dedicaram bastante tempo de suas vidas a pesquisarem e descobrirem conceitos matemáticos que hoje são indispensáveis para a qualidade de vida da sociedade. Partindo da criação dos números ao cálculo diferencial e integral.
Também é fato que às vezes precisa-se encontrar informações sobre um determinado matemático para isso é mais fácil consultar um material que contenha informações da pessoa procurada leva-se um tempo se não há um material adequado para a pesquisa. Pensando nisso porque não organizar um arquivo que contenha biografias de pessoas que interessem a certo público alvo, onde nesse arquivo encontre-se varias informações disponíveis que facilitarão a busca desejada.


1.2 OBJETIVOS


1.2.1 OBJETIVO GERAL


Levantamento biográfico dos descobridores da matemática para os discentes do curso de licenciatura em matemática do CES-UFCG.

1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Quantificar as biografias dos matemáticos célebres, construtores da matemática existente na biblioteca do CES;
- Esquematizar as biografias coletadas numa seqüência alfabética em fichas;
- Armazenar as biografias coletadas de forma que possam ter acesso a elas: os estudantes, professores e demais interessados;
- Mostrar, através do fichamento das biografias, que a matemática é mais que cálculo e lógica. Trata-se também de historia da sociedade, pois seus conteúdos são frutos dos pensamentos de centenas de pessoas que a produziram observando a sociedade e pertencentes a ela;
- Facilitar o acesso as biografias, visto que quando uma pessoa precisa ter informação a alguma biografia tem que pesquisar na internet ou vários livros;




2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


O caminho escolhido para a efetiva materialização de dados de nosso trabalho será feito através da pesquisa aplicada, visto que ela se baseia em processos realizados com conhecimentos já preexistentes, tendo finalidade final de agilizar acesso a tais conteúdos e não de produzir novo conhecimento. Do ponto de vista de abordagem ela é uma pesquisa quantitativa, pois tratará de quantificar e organizar biografias.


2.1 TIPO DE PESQUISA


A pesquisa será do tipo documental, pois segue segundo a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 6023, 2000 que “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova” é tida como pesquisa documental.


2.2 CAMPO DA PESQUISA


A realização deste estudo ocorrerá na Biblioteca do CES, localizada no Centro de Educação e Saúde, campus da Universidade Federal de Campina Grande, na cidade de Cuité. Este sendo o ponto de partida da pesquisa.
E desenvolvendo-se através de Home Page que tenham os dados necessários. Como a http://www.aw.com/thomas_br que disponibiliza mais de cem biografias de matemáticos responsáveis pelo desenvolvimento do calculo diferencial e integral.
Seu encerramento se dará na biblioteca do CES/UFCG, neste caso onde será publicado os resultados finais da pesquisa, que será a publicação do arquivo em fichas que conterão as biografias dos mais célebres matemáticos dentre essas informações seus principais teoremas e frases indagadas.


2.3 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS


Para iniciar à coleta de dados será realizada uma pesquisa de campo que ocorrerá na home Page para obtenção de informações da biblioteca setorial do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cuité-PB. Visto que a pesquisa voltará resultados para a mesma.
Na segunda parte do trabalho ocorrerá o processo de aquisição às biografias disponíveis em sites usando-se a instrumentação de salvar os dados adquiridos em documentos de textos. Para maior segurança de não ocorrer obtenção de dados que sejam falsos, a coleta das biografias ocorrerá apenas em sites de instituições de educação e sites sugerido por autores de livros.




3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


3.1 ACERVO BIBLIOGRAFICO DO CES-UFCG


É notável que a biblioteca do Centro de Educação e Saúde possui uma mista variedade de livros de matemática, porém dentre eles não se encontra algum livro que aborde a parte de História da Matemática referente a biografias. Encontra-se no acervo livros referentes ao Ensino da Disciplina de cálculo algébrico do ensino fundamental ao superior e no mesmo nível os de geometria plana e espacial. Há também a parte de livros voltados para a área de Educação Matemática que abordam as novas metodologias apontadas para solucionar os problemas de grande reprovação nesta disciplina, isso depois de mostrar as causas deste índice de reprovação.
Há livros que abordam também uma visão da matemática dentro e fora da sala de aula como vemos no livro: Na vida Dez na Escola Zero, Terezinha Carraher; que trata-se da psicologia matemática abordada através de comparações entre estudantes de matemática e aprendizado de matemático fora da escola, como na feira e trabalho.


3.2 A IMPORTANCIA E A VALORIZAÇÃO DE SE CONHECER A HISTÓRIA


Já imaginou se o homem antes da escrita não desenhasse as pinturas rupestres nas pedras das cavernas? Já imaginou se o homem não anotasse relatos dos fatos que ocorriam durante suas vidas? Simplesmente não haveria a disciplina de História, fundamental na educação básica, para entendermos e conhecermos um pouco sobre nossos antepassados. Aliás, nem se quer chegaríamos a hipóteses do que ocorria nos tempos primitivos e medievais. Seriamos apenas pessoas momentâneas sem importância alguma para a sociedade depois que acabasse a nossa jornada aqui na terra.
Do mesmo modo, já imaginou se Galileu, Newton, Euclides e demais matemáticos e físicos não anotassem suas descobertas. Sem tais anotações o mundo não evoluiria em termo de conhecimento, pois depois de mortos como repassar o conhecimento. Sem duvida alguma a escrita foi um passo enorme para o desenvolvimento da sociedade.
A história está presente em todos os âmbitos do conhecimento: geografia, física, química, biologia, português, literatura. Então não podia abandonar a matemática que contem em muitas de suas historias uma parte de mistério e muita curiosidade, como por exemplo, poucas pessoas sabem que o teorema de Pitágoras não foi, precisamente dito, descoberto por ele; o teorema leva seu nome porque ele foi o único naquela época quem conseguiu demonstrar, e como na matemática nada pode ocorrer por indução e sim por demonstrações claras e fundamentadas em conhecimentos preexistentes.


3.3 OBJETIVOS DE UMA BIOGRAFIA


Certo momento se estuda algum conteúdo no qual surge um nome de uma pessoa muito importante naquele conteúdo. Muitas vezes entender aquela pessoa é a peça chave para entender o conteúdo que o envolve, só, que quase sempre o livro não traz consigo informações sobre a pessoa procurada ou traz pouca informação. Então, para quem está estudando, ir consultar um material que contenha informações da pessoa procurada leva-se um tempo se não há um material adequado para a pesquisa. Pensando nisso porque não organizar um arquivo que contenha biografias de pessoas que interessem a certo público alvo, onde nesse arquivo encontre-se varias informações disponíveis que facilitarão a busca desejada.




4 CRONOGRAMA


Atividades 2009
NOVEMBRO DEZEMBRO
1ª Sem 2ª Sem 3ª Sem 4ª Sem 1ª Sem 2ª Sem 3ª Sem 4ª Sem
Elaboração do Projeto
Coletagem dos dados da biblioteca do CES/UFCG




Procura de sites confiaveis que contenham biografias e/ou livros da biblioteca do CES/UFCG


Arquivação das biografias em documentos de texo


Análise dos dados coletados


Fabricação do modelo de fichas


Realização do fichamento


Elaboração e entrega do relatório.




REFERÊNCIAS


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 6023, 2000.

CARRAHER, Terezinha; CARRAHER David; SCHLIEMANN, Analucia. Na Vida Dez, na Escola Zero. 14ª Ed. 184 págs. Editora Cortez.

CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cuité-PB: Informações de estrutura da Biblioteca Setorial do campus. Disponível na home page do CES ( https://www.ces.ufcg.edu.br). Mas especificamente em: http://150.165.86.245/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35&Itemid=27

Paulo Freire – educador, pernambucano: pensamentos de autoria do autor disponíveis em sites de segundos: http://www.angelabecker.com.br/

Slides Aula. Trabalhados em sala de aula referente à Disciplina de Metodologia Científica do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande. Ano 2009, segundo semestre – 2009.2. Dr José Justino Filho.






ANEXO A – Modelo de Ficha Usada Para Fichamento Final das Biografias


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CAMPUS DE CUITÉ
BIBLIOTECA SETORIAL DO CES
FICHAMENTO DE MATEMÁTICOS
(Nome do Autor) (Nome Popular) *


Observação:

* Número da Ficha.

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